• @vitorcorrea13

Torta de Figos com Balsâmico e Mel


Figo é uma paixão recente. Ele é tão versátil, vai bem tanto em preparações doces quanto salgadas e eu AMO ingredientes assim. Além disso, acho linda a cor dessa fruta! O rosado da polpa contrasta com o verde amarronzado da casca e, juntos, formam uma combinação perfeita!


Essa tortinha nada mais é que uma variação da receita da torta de banana com canela. Sempre que eu vou preparar a massa, já me programo pra utilizar recheios diferentes. Aqui em casa essa receita é sucesso!


Como eu não me canso de falar, use a criatividade para elaborar um recheio totalmente a seu gosto. Teste as frutas que tiver à disposição, arrisque-se! Não tenha medo de errar! Se isso acontecer, lembre-se que faz parte! E nunca se esqueça que TUDO, mesmo as experiências negativas, têm um lado positivo.

PARA A MASSA

Ingredientes

100 g de manteiga gelada 1 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar 1 ovo 1 pitada de sal

Modo de Preparo

1. Numa tigela grande junte a farinha com o sal, o açúcar e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Com a ponta dos dedos, misture até formar uma farofa, sem dissolver completamente a manteiga - isso vai garantir uma massa mais crocante. 2. Junte o ovo e trabalhe a massa apenas até formar uma bola. Envolva com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora (se preferir, faça a massa no dia anterior).

PARA O RECHEIO E MONTAGEM
Ingredientes
6 figos fatiados
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de aceto balsâmico

Modo de Preparo
1 - Pré aqueça o forno a 180 ºC, unte uma forma retangular com manteiga e farinha de trigo e reserve. Lave e descarte os cabos dos figos. Corte-os ao meio e, cada metade, na metade. Numa tigela, junte o açúcar, o aceto, o mel e mexa. Acrescente os figos à mistura e incorpore a calda. Reserve.

2 - Sobre uma bancada untada com farinha de trigo, abra a massa com auxílio de um cilindro. Corte círculos do tamanho de um pratinho de sobremesa. Feito isso, coloque uma colher generosa da mistura de figosr no centro de cada círculo.

3 - Com cuidado, comece a levar as bordas da massa em direção ao centro formando babados até completar toda a circunferência. Repita o procedimento em todos os discos. Com auxílio de uma espátula, leve as tortinhas para a forma previamente untada.

4 - Numa tigelinha, deposite a gema do ovo e bata com um garfo apenas para misturar. Em seguida, pincele as bordas da massa.

5 - Sobre cada tortinha, regue um pouco de mel. Leve para assar por 20 a 25 min ou até que a massa fique dourada. Sirva a seguir.

(Receita adaptada da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)
POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.