• @vitorcorrea13

Mini Torta Rústica de Banana


Olha elaaaaaaa!!!! Simmmm, a dita cuja da banana tem post fixo toda semana aqui no Menu do Chef! hahahaha Isso porque, como já falei inúmeras vezes, é a minha fruta favorita! E ela é tão versátil que eu não me canso de testar receitinhas com essa delícia...


Essa tortinha eu adaptei da receita de Torta Rústica de Ratatouille da Rita Lobo. Eu tinha algumas bananinhas quase pela hora da morte e resolvi ressuscitá-las através dessa linda receita.


Eu gosto da versão miniatura, pois fica mais agradável de ser ver. E também porque facilita, e muito, na hora de comer. Nesse formato, o uso de talheres é dispensável. Ela fica tão fofa, mas tão fofa que dá vontade de ficar só assim: olhando!


A massa fica um pouco quebradiça, mas você pode facilitar o trabalho ao abri-la entre saquinhos plásticos (desses de supermercado). Quanto ao recheio, sugiro que você utilize frutas da época. Já imagino com goiaba... Ainda não testei, mas pretendo em breve! Ah, já utilizei com figos e ficou espetacular! Fique a vontade para criar o seu próprio recheio. Se quiser preparar um recheio salgado, basta retirar o açúcar da massa e acrescentar uma colher de chá de sal.

PARA A MASSA

Ingredientes

100 g de manteiga gelada 1 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar 1 ovo 1 pitada de sal

Modo de Preparo

1. Numa tigela grande junte a farinha com o sal, o açúcar e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Com a ponta dos dedos, misture até formar uma farofa, sem dissolver completamente a manteiga - isso vai garantir uma massa mais crocante. 2. Junte o ovo e trabalhe a massa apenas até formar uma bola. Envolva com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora (se preferir, faça a massa no dia anterior).

PARA O RECHEIO E MONTAGEM
Ingredientes
3 bananas maçã em rodelas
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de açúcar mascavo
Canela em pó a gosto

Modo de Preparo
1 - Pré aqueça o forno a 180 ºC, unte uma forma retangular com manteiga e farinha de trigo e reserve. Descasque e pique as bananas em rodelas. Junte o açúcar e misture para incorporar. Reserve.

2 - Sobre uma bancada untada com farinha de trigo, abra a massa com auxílio de um cilindro. Corte círculos do tamanho de um pratinho de sobremesa. Feito isso, coloque uma colher generosa da mistura de banana com açúcar no centro de cada círculo.

3 - Com cuidado, comece a levar as bordas da massa em direção ao centro formando babados até completar toda a circunferência. Repita o procedimento em todos os discos. Com auxílio de uma espátula, leve as tortinhas para a forma previamente untada.

4 - Numa tigelinha, deposite a gema do ovo e bata com um garfo apenas para misturar. Em seguida, pincele as bordas da massa.

5 - Sobre cada tortinha, regue um pouco de mel e polvilhe com a canela em pó. Leve para assar por 20 a 25 min ou até que a massa fique dourada. Sirva a seguir. Se quiser, sirva acompanhado de sorvete de creme.

(Receita adaptada da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.