• @vitorcorrea13

Risoto de Filé de Frango com Croutóns de Moranga


Tem dias que a gente não quer saber do trivial. Por mais que eu ame arroz, feijão e bife, às vezes, é bom sair da rotina e preparar algo um pouco mais elaborado para o almoço do meio da semana. Tá bom, nem tão elaborado assim, mas que causa um efeito de grandes refeições quando servido de maneira especial numa louça toda trabalhada no requinte. É o caso desse Risoto de Frango com Croutóns de Moranga aqui.


Os ingredientes base dessa receita são figurinhas carimbadas nas nossas mesas diárias. Entretanto, o que eu propus aqui foi uma nova maneira de apresentá-los. Particularmente, eu amo a combinação da moranga assada com ervas. Sem contar o aroma delicioso que invade a casa (sim, falo a casa, pois o meu apartamento é um ovo, entonces... kkkk) durante o processo de cozimento. O frango do risoto fica macio e suculento, digno de propaganda de frigorífico! E eles super combinam!!! Mas nada impede você de substituir o frango por outro tipo de proteína, por exemplo...


O que vale aqui é utilizar a criatividade para inventar novas receitas a partir de outras já conhecidas. A base do risoto é a mesma. Só não dispense o uso de um bom caldo caseiro seja ele de frango, de carne ou de legumes (o meu favorito).


Essa é a minha proposta, fazer com que a refeição se torne um momento prazeroso e não apenas algo de necessidade fisiológica. E só pra não perder o costume de lembrar: EU NÃO SOU NENHUM CHEF, MAS VOCÊ TAMBÉM NÃO PRECISA SER!!! Basta praticar... Cozinha é isso: prática! Então vamos praticar?!?!?!

PARA OS CROUTÓNS DE MORANGA

Ingredientes

200g de moranga cortada em cubos

1 ramo de alecrim

1 ramo de tomilho

5 folhas de sávia

Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 200ºC. Descasque e corte a moranga em cubos de 2 cm. Unte uma forma retangular com azeite e disponha os pedaços do legume mantendo espaço entre eles.


2 - Pique fino o ramo de alecrim, debulhe o tomilho, lave as folhas de sálvia.


3 - Regue os pedaços de moranga com azeite, tempere-os com sal e pimenta. Em seguida, salpique os cubos com as ervas. Leve ao forno para assar por, aproximadamente, 30 min ou até que os cubos estejam dourados. Se preferir, mexa os cubos na metade do tempo para que dourem por igual. Reserve.

PARA O RISOTO

Ingredientes

2 xic de arroz arbóreo

1 filé de peito de frango cortado em cubos

1 cebola grande bem picadinha

800 mL caldo de legumes caseiro

1/2 xícara de vinho branco

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de manteiga sem sal

Parmesão,sal e pimenta do reino a gosto (opcional)


Modo de Preparo

1 - Enquanto esquenta o caldo de legumes caseiro, descasque, pique a cebola e fatie o frango em pequenos cubos.


2 - Leve uma panela propícia à preparação de risoto ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque uma colher de azeite de oliva e sele os pedaços de frango por 2 minutos, cada lado. Feito isso, reserve os pedaços de frango num prato e cubra com papel alumínio para manter a temperatura.


3 - Regue a panela com o restante do azeite, junte a cebola e mexa até que a mesma esteja macia e transparente. Em seguida, acrescente o arroz e mexa por 3 minutos. Acrescente, então, o vinho e mexa o arroz em movimentos circulares até que o mesmo tenha evaporado por completo.


4 - Com uma concha, regue, aos poucos, o caldo de legumes aquecido e vá mexendo até que o mesmo reduza. Volte o frango para a panela, repita o procedimento até que o arroz esteja cremoso e "Al Dente". O processo dura cerca de 20 min e pode variar de acordo com a chama do fogão.


5 - Neste ponto, desligue o fogo, junte a manteiga e a incorpore aos grãos. Em seguida, acrescente o parmesão, acerte o sal e tempere com pimenta do reino. Na hora de servir, salpique o prato com os croutóns de moranga.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.