• @vitorcorrea13

Risoto de Salmão Defumado com Gengibre


Receita é algo muito especial. Se você for olhar no dicionário, dentre todos os seus variados significados, um deles afirma: fórmula utilizada para se preparar determinada coisa. E é isso mesmo, uma fórmula que foi testada por alguém e que, por sorte, foi passada a frente.


Infelizmente, em decorrência da vida moderna atribulada, muito se perdeu o interesse em aprender as receitas caseiras que nossos avós, tios e pais, com tanto amor e carinho, preparavam. Contudo, ao meu ver, isso não é de todo um ruim, pois novas receitas podem ser criadas a partir da adaptação a realidade em que se vive.


E é por isso que hoje eu inicio um projeto intitulado "Menu de Família" aqui no site. Neste espaço, semanalmente, eu postarei receitas dos leitores e de pessoas que me inspiram a ser melhor todos os dias...



Essas receitas não necessariamente atravessaram gerações, mas, para aqueles que as enviaram, elas são tão especiais que já fazem parte das favoritas. E é por isso que a gente quer compartilhar: para que as coisas boas possam ser aproveitadas por mais pessoas... Então, hoje eu vou compartilhar com vocês uma receita de alguém assim como eu e assim como você que está aqui lendo: alguém que, simplesmente, AMA cozinhar!


A Fernanda Posse (instagram @fernandaposse) vive com a cabeça nos ares... Não, ela não é sonhadora (ou é, fiquei em dúvida agora!!! Brincadeirinha, linda!), ela é comissária de bordo e tem uma rotina de trabalho com escalas bem diferentes das que estamos acostumados.



A linda da dona Fê me confidenciou que, apesar da avó materna ser cozinheira de mão cheia, diga-se de passagem, foi apenas quando começou a morar sozinha que, através da necessidade de aprender a cozinhar, se descobriu apaixonada pela culinária. E esse amor aumentou cada vez mais quando casou e, com o marido, passou a testar várias receitas e a incrementá-las para poder receber amigos e parentes em grande estilo. Este é um exemplo de receita que não veio do passado, mas que, se depender de mim, se perpetuará nas redes, pois é DELICIOSA!!!


A gatona contou ainda que é fascinada por risotos e que SEMPRE procura receitas novas seja na internet ou em livros. Foi então que, ao longo do tempo, entre muitos testes, surgiu essa receita aqui: a de Risoto de Salmão defumado com Gengibre. E meu amigo, minha amiga, é uma verdadeira perdição! Não é a toa que é o prato que mais faz sucesso entre os queridos dela. Muito, muito, muito obrigado por nos apresentar a essa receita, Fê, sua linda! Não poderia ter começado de melhor maneira esse projeto!


Foto gentilmente enviada pela Fernanda Posse


A receita é facílima de se preparar, porém a combinação dos sabores é de uma complexidade que faz qualquer paladar enlouquecer! Façam vocês também, pois é sucesso garantido!!!


A receita base que a Fê nos presenteou serve, confortavelmente, 6 pessoas.

Ingredientes

3 xic de arroz arbóreo

500g de salmão defumado (cru) cortado em cubinhos ou tiras bem fininhas

1 cebola grande bem picadinha

1 colher de sopa (rasa) de gengibre em pó

1,5 L caldo de legumes caseiro

1 xícara de cachaça

1 colher de sopa de azeite de oliva

50g de manteiga sem sal

Parmesão e sal a gosto (opcional)


Modo de Preparo

1 - Enquanto esquenta o caldo de legumes caseiro, descasque, pique a cebola e fatie o salmão em tirinhas finas de 2 cm.


2 - Leve uma panela propícia à preparação de risoto ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque o azeite de oliva, a cebola e mexa até que a cebola esteja macia e transparente.


3 - Feito isso, acrescente o arroz e mexa por 3 minutos. Acrescente, então, a cachaça e mexa o arroz em movimentos circulares até que a mesma tenha evaporado completamente.


4 - Com uma concha, regue, aos poucos, o caldo de legumes aquecido e vá mexendo até que o mesmo reduza. Repita o procedimento até que o arroz esteja cremoso e "Al Dente". O processo dura cerca de 20 min e pode variar de acordo com a chama do fogão.


5 - Neste ponto, desligue o fogo, junte a manteiga e a incorpore aos grãos. Em seguida, acrescente o salmão já cortado, o gengibre e mexa apenas para misturar. Acerte o sal e acrescente parmesão (opcional).


(Receita da Comissária de Bordo Fernanda Posse - Instagram @fernandaposse)



POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.