• @vitorcorrea13

Torta de Caqui com Creme de Limão


Quem não gosta de comer com os olhos? E se a comida fizer jus à beleza? Melhor ainda! É exatamente sobre isso que se trata o especial de Dia das Mães do Panelinha e do meu ídolo Rita Lobo. Através da combinação de beleza e sabor, a apresentadora quer que a gente retribua todo o amor que nos foi dado ao prepararmos deliciosas tortas artesanais para as nossas mamães. E nesse tipo de arte, a arte de ensinar receitas que funcionam, garanto a vocês: melhor equipe não há!


Quando vi as primeiras fotos do especial quase enlouqueci, pois sou fã de tortas e amo trabalhos manuais. Apesar de não ter tanta desenvoltura na cozinha, os passos que tenho arriscado estão me surpreendendo. Estou feliz em ver que estou evoluindo e já me arrisco a testar coisas por minha conta e risco. Óbvio que nem tudo sai como eu imagino, mas cozinha é assim mesmo: uma sucessão de erros e acertos! E, realmente, o domínio da arte de cozinhar nada mais é que a consequência da prática.


Com essa torta aqui, pude aprender muitas coisas novas. A receita é feita em etapas e eu jamais pude imaginar o quão bem combinariam os caquis com o creme de limão. É uma sobremesa refrescante e ao mesmo tempo acolhedora. Não sei se pelo formato da torta, mas acho ela com muita cara de mãe. Cara de vó. Cara de gente gostosa que faz a gente querer ficar segurando o prato, mesmo depois de vazio, apenas pra ficar conversando. Assim é essa torta: um misto de sensações.


Apesar de eu estar testando várias receitas para o dia das Mães, ainda não sei se conseguirei ver a minha. Isso é triste, mas faz parte. Morar longe é um problema, mas, pra quem mora do lado de dentro, nenhuma distância conseguirá diminuir esse sentimento. Mas é como a minha mãe vive me dizendo: Dia das Mães é todo Dia. Por isso que, sempre que eu posso, digo a ela o quanto a amo. Assim como amo tortas. Rsrs.

PARA A MASSA

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 100 g de manteiga gelada em cubos 1/3 de xícara (chá) de açúcar 1 ovo 1 gema 1/2 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. 2. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o creme de limão.

PARA O CREME DE LIMÃO

Ingredientes

8 gemas 1 xícara (chá) de açúcar caldo de 3 limões 100 g de manteiga gelada em cubos 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha 1 caixa de creme de leite UHT (200 g)

Modo de Preparo

1. Sobre uma panela pequena, passe as gemas por uma peneira. Junte o caldo de limão, o açúcar e o extrato de baunilha. Misture bem com um batedor de arame até ficar liso. 2. Leve a panela ao fogo baixo e, com uma espátula, de preferência de silicone, mexa por cerca de 10 minutos até engrossar levemente - passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela para o creme não grudar. Desligue o fogo. 3. Sobre uma tigela, passe o creme por uma peneira (limpa) para eliminar os gruminhos de gema cozida. Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, mexendo vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar - o resultado é um creme liso e brilhante. 4. Cubra com filme encostando no creme - isso evita que uma película grossa se forme na superfície - e deixe esfriar na geladeira por cerca de 15 minutos. Assim que o creme de limão estiver frio, adicione o creme de leite e mexa bem com o batedor de arame para incorporar. Cubra com filme e volte o creme para a geladeira por pelo menos 20 minutos para firmar. Enquanto isso, aproveite para assar a massa e preparar os ingredientes da montagem.

PARA ASSAR E MONTAR A TORTA

Ingredientes

4 caquis do tipo Fuyu 1/2 colher (chá) de manteiga açúcar a gosto farinha de trigo para polvilhar a bancada papel-manteiga e grãos de feijão crú para assar a massa

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe um refratário redondo de 22 cm de diâmetro e retire a massa da geladeira. 2. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Coloque a massa sobre a bancada e polvilhe farinha sobre a massa. Com o rolo de macarrão, abra a massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro do refratário - polvilhe farinha durante o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo. 3. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para o refratário. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir o fundo e lateral do refratário. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa - você pode guardar as aparas para fazer biscoitinhos. 4. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que o refratário, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru - eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 25 minutos até dourar. 5. Assim que a base da torta estiver assada, retire o refratário do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Enquanto isso, descarte as folhas, lave, seque e fatie os caquis em meias-luas de cerca de 0,5 cm. 6. Para dourar as fatias: leve ao fogo médio uma frigideira de preferência antiaderente. Quando aquecer, acrescente a manteiga e deixe derreter. Polvilhe um pouco de açúcar sobre as fatias de caqui e coloque quantas couberem na frigideira, uma ao lado da outra, com o lado do açúcar voltado para baixo. Deixe por cerca de 1 minuto até dourar. Polvilhe com mais um pouco de açúcar e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual. Transfira as fatias douradas para uma travessa e repita com o restante. 7. Assim que a base da torta estiver fria, retire o papel manteiga com os grãos de feijão - reserve estes grãos apenas para assar tortas, eles não podem mais ser cozidos. 8. Com uma colher, espalhe o recheio de limão sobre todo o fundo da massa assada. Disponha as fatias de caqui, espetando o lado cortado no creme, uma ao lado da outra por toda a circunferência. Complete toda a torta, formando camadas em direção ao centro como uma flor. Sirva a seguir ou reserve na geladeira por até 4 horas.
POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.