• @vitorcorrea13

Mini Tortinha de Banana com Merengue Suíço


Quem acompanha as postagens aqui do Menu do Chef já sabe que a minha fruta favorita é a banana. Não é a toa que eu sempre estou publicando uma receita que leve essa iguaria.


Essa receitinha aqui foi uma adaptação que a minha amiga querida Roberta Oda (instagram @robertaoda) lá da cidade de Itacoatiara no estado de Amazonas fez de algumas receitas que ela encontrou na internet. Um misto de Raíza Costa com Rita Lobo e com o toque especial da minha amiga japíndia (Japa + índia) favorita. Sem sombra de dúvidas, a Rô conseguiu reunir todas as maravilhas possíveis numa única receita!


A crocância da massa é um dos destaques da receita, no meu ponto de vista. Assim como a camada de doce de leite caseiro, bem como o recheio bananudo. É sério gente, não consigo descrever qual parte da receita eu mais gostei porque ela é assim: TUDO DE MELHOR!


É uma receita que fica super charmosa, principalmente, se servir assim como na foto: em versão miniatura. É claro que você pode preparar uma única torta, mas assim... Eu achei tão fofa essa versão mini! Muito amorzinho!!! Tô xó nessa receitinha... E tenho certeza de que você também vai se apaixonar!


Aproveita que o final de semana tá aí e prepara essa delícia pra fazer um moral com a família!

A receita da Rô rende uma torta de tamanho médio + 12 mini tortinhas.

Para a Massa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de sal

¼ de xícara (chá) de açúcar

1/2 colher (chá) de fermento em pó

100g de manteiga sem sal gelada (cortada em cubinhos)

1 pitada de cravo em pó

1/2 colher (chá) de canela em pó

100g de creme de leite com soro

1 gema

1 colher de sopa de água

Preparo da massa

1 - Preaqueça o forno a 180 graus. Numa tigela, misture todos os secos. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando até formar uma farofa grossa. Não dissolva completamente a manteiga.


2 - Adicione o creme de leite e trabalhe a massa até formar uma bolota. Transfira a massa para uma superfície lisa e continue trabalhando, sovando, até que ela fique uniforme, mas evite trabalhar mais do que isso. O ideal é deixar algumas pontinhas de manteiga intactas.


3 - PSepare 12 forminhas caneladas de fundo removível de 8 cm de diâmetro. A seguir, pegue uma bolinha de massa e abra com o rolo enfarinhado sobre uma superfície lisa também enfarinhada. A massa deve cobrir as laterais e o fundo da forminha, portanto, o círculo de massa deverá ser maior que a forma utilizada. Com o auxílio do rolo, transfira a massa para a forminha e retire os excessos. Faça isso em todas as forminhas.


Importante: a sua massa não pode estar abaixo da borda da forma, pois ela tende a encolher enquanto assa.


4 - Faça furinhos com um garfo no fundo da massa para que ela não infle ao assar. Cubra a massa com papel manteiga e preencha o fundo com grãos. Asse por 15 minutos.


5 - Retire os grãos e o papel manteiga. Feito isso, pincele com uma mistura da gema mais uma colher de sopa de água. Volte ao forno por 5 a 8 min ou até que a massa esteja dourada.

Para o Recheio

Ingredientes

4 bananas da terra bem maduras

2/3 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa de água)

1 pitada de canela em pó

150g de doce leite caseiro

Modo de Preparo

1 - Processe ou bata as bananas no liquidificador até formar uma pasta. Numa tigela, misture o amido com a água e mexa bem para dissolver. Reserve.


2 - Leve ao fogo médio uma panela média com o açúcar mascavo e deixe cozinhar até derreter, mexendo com uma espátula de vez em quando. Assim que todo o açúcar derreter, adicione a manteiga e misture bem para incorporar. Junte a pasta de banana, a canela e misture. Deixe cozinhar por cerca de dois minutos e depois adicione o amido dissolvido na água. Mexa até engrossar. Apague o fogo e transfira o recheio para uma tigela. Deixe esfriar.


Para o Merengue

Ingredientes

100g de clara de ovo (mais ou menos as claras de 3 ovos grandes)

170g de açúcar (aproximadamente 1 e ¼ de xícara de açúcar)

12g de glucose de milho (aproximadamente uma colher de sopa)

Modo de Preparo

1 - Para fazer o merengue, leve ao banho-maria todos os ingredientes em uma tigela de vidro ou inox, lembrando que a água não pode encostar no fundo da tigela. Mexa para dissolver o açúcar nas claras. A mistura deve aquecer até mais ou menos 60 graus (quando você pega um pouco da mistura entre os dedos e ela está completamente lisa, sem um grão de açúcar). Depois de atingir esse ponto, leve para a batedeira e bata até obter um merengue brilhante, firme e frio!

Para a Montagem

Com as massas já assadas e frias, coloque o doce de leite no fundo da tortinha (preenchendo metade do espaço. Cubra o espaço restante com o doce de banana, alisando a superfície com uma espátula ou uma faquinha. Para colocar o merengue, você pode usar um saco de confeitar e um bico perlê ou até mesmo espalhar com uma colher à mão livre. Assim fica mais rústico. Finalize queimando o merengue com um maçarico.


(Receita adaptada pela amiga Roberta Oda do instagram @robertaoda)

POSTS RECENTES