top of page
  • @vitorcorrea13

Purê de Batatas gratinado recheado com Creme de Atum e Ervilhas Frescas


Quem aqui não gosta de comida prática e deliciosa? Isso é lei aqui em casa! É claro que, às vezes, sai um prato mais elaborado, mas, via de regra, a praticidade impera... E essa receita aqui faz jus aos dois adjetivos.


A receita em si é bem simples e leva ingredientes do cotidiano e que, facilmente, encontramos na geladeira e na despensa. Não sei qual a origem do prato, mas eu fiz essa receita quando, após retornar de uma viagem, não havia tido tempo de fazer o supermercado da semana e saí catando tudo que tinha pela frente. O resultado não poderia ter sido melhor!


O toque todo especial do recheio fica por conta das ervilhas frescas congeladas. Para o meu paladar, elas super combinam com o atum, além de conferirem uma cor toda especial ao prato.


A dica de passar o purê pela peneira é outra regrinha aqui em casa. Eu acho super desagradável quando encontro gruminhos de batata no purê. Mas isso é a minha opinião e cada um deve fazer como ficar mais fácil e do agrado.


Quando não estiver com criatividade para preparar algo para comer, pensa nessa receita aqui. Você vai ver que ela é um coringão para aqueles dias corridos!

Para o Purê

Ingredientes

8 batatas inglesas de tamanho médio

1/4 de xícara de leite morno

1 colher de sopa de manteiga

Noz moscada e sal a gosto


Modo de Preparo

1- Ligue o forno para pré aquecer em 200ºC. Descasque e pique as batatas em pequenos cubos. Deposite-os numa panela de tamanho médio, cubra com água, tempere com sal e leve ao fogo em temperatura média por 20 minutos.

2 - Passado o tempo do cozimento, escorra a água e passe as batatas por uma peneira para o purê ficar sem grumos. Retorne as batatas à panela.

3 - Coloque o leite para aquecer no micro ondas por 20 segundos. Junte o leite aquecido às batatas, acrescente a manteiga, tempere com sal, noz moscada e leve ao fogo médio baixo, mexendo sempre até que a manteiga e o leite estejam completamente integrados. Reserve.


Para o Recheio

Ingredientes

1 lata de atum em água

1/2 cebola

1 pacote de ervilha fresca congelada

1/2 xícara de queijo

1/4 xícara de creme de leite fresco

Sal e Pimenta do reino moídos na hora

Modo de Preparo

1 - Descasque, pique a cebola e reserve numa tigela.

2 - Coloque as ervilhas num escorredor e passe pela água corrente para descongelar. Assim que estiver completamente escorrida, junte à tigela com a cebola.

3 - Acrescente, então, o queijo, o creme de leite fresco, o atum (sem o líquido) e incorpore até formar uma pasta homogênea.

4 - Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.


Para a Montagem

Ingredientes

Queijo Parmesão o quanto baste


Modo de Preparo

1 - Num refratário de tamanho médio, deposite uma fina camada de purê ao longo de toda extensão.

2 - Sobre o purê, coloque o recheio.

3 - Cubra o recheio cremoso de atum com o restante do purê. Finalize com queijo parmesão.

4 - Leve ao forno pré aquecido por, aproximadamente, 25 minutos, ou até que o queijo esteja dourado. Sirva a seguir.


POSTS RECENTES
bottom of page