Banana Pudding - Pavê de Banana
Vai, confessa pra mim que você morreu de vontade de fazer a infame piadinha: É pá vê ou pá cumê? Tudo bem, eu mesmo me pego pensando nela sempre que eu vejo a palavra pavê nos menus da vida.
A receita especial do dia é inspirada na doceira Danielle Noce lá do canal I Could Kill for Dessert. A receita da Dani é baseada num Banana Pudding que ela comeu enquanto viajava por Austin, nos EUA. Contudo, a fofa da moça conseguiu deixar algo que já era gostoso ainda mais delicioso. É gordinho? Sim! Vale à pena? E como vale!
Como aqui em casa somos apenas em dois, modifiquei a receita original para que não sobrasse (e também porque eu não quero exagerar nas comilanças, não é mesmo?). A minha versão serve confortavelmente duas pessoas. Tipo, pra sobrar um pouco.
A dica que a Dani dá sobre fazer o banho maria invertido é sensacional! Foi a primeira vez que eu utilizei essa técnica e garanto a vocês: FICA INCRÍVEL! O creme fica leve, aerado e, como diria a própria: GOSTOSUDO.
Se você não quiser utilizar o chantilly para a cobertura, pode substituir por doce de leite batido. Fica igualmente maravilhoso. Sou só elogios a essa receita. Ingredientes básicos que, quando combinados, tornam a nossa vida mais gostosa.
E o que falar da apresentação? Simplesmente, AMEI a ideia de servir em potinhos de diferentes tamanhos e texturas. Esse toque é puro mimo!
Não de bobeira! Aproveita fazer no final de semana para agradar a família! Surpreenda quem você tanto ama! Com certeza, todos irão amar!
Para as Bananas
Ingredientes
3 bananas maduras
1/3 de xícara de açúcar
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de Preparo
1 - Descasque e pique as bananas em fatias de tamanho médio. Reserve.
2 - Numa panelinha pequena, coloque o açúcar e leve ao fogo médio baixo, mexendo às vezes, até atingir o ponto de caramelo. Quando estiver no ponto, acrescente as bananas e as sementes da baunilha e incorpore para que todos os pedaços da fruta fiquem envoltos pelo caramelo. Deixe cozinhar por mais 3 minutos e desligue o fogo. Reserve.
Para o Creme de Confeiteiro / Creme Patissière
Ingredientes
300 mL de leite integral
1/4 de xícara de açúcar cristal
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 gemas (guarde as claras para outra preparação)
1/4 de xícara de açúcar refinado
2 colheres de chá de amido de milho
Modo de Preparo
1 - Numa tigela, coloque as gemas, o açúcar refinado, o amido de milho e bata até formar um creme branco e fofo. Reserve.
2 - Numa panela média, junte o leite, o açúcar cristal, as sementes da fava de baunilha e leve ao fogo médio até começar a ferver. Enquanto aguarda o tempo de fervura, coloque gelo numa tigela, complete com água e reserve.
3 - Quando o leite ferver, acrescente o mesmo lentamente na tigela em que se encontra o creme mexendo sem parar. Esse processo se chama "temperar" as gemas e evita que as mesmas cozinhem por conta da temperatura da tigela. Quando todo o leite tiver sido incorporado ao creme, devolva a mistura à panela e retorne ao fogo, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que o creme engrosse.
4 - Quando o creme engrossar, desligue o fogo e leve a panela para esfriar no banho maria inverso (tigela com gelo). Com uma batedeira de mão, bata o creme para ajudar no resfriamento do creme e, também, para deixá-lo mais aveludado, cremoso e leve.
5 - Deposite o creme resfriado num saco de confeiteiro para facilitar na hora da montagem.
Para o Chantilly
Ingredientes
300 g de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar refinado
Modo de Preparo
1 - Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite fresco, o açúcar e bata até ponto de chantilly. Coloque no saco de confeiteiro com um bico bonito para confeitar.
Para a Montagem
150 g de biscoito de leite ou maltado
Canela em pó para enfeitar
Modo de Preparo
1 - Em copos individuais, comece colocando o creme de confeiteiro no fundo, seguido por uma camada de biscoitos triturados. Feito isso, acrescente as bananas carameladas, cubra novamente com o creme de confeiteiro e, por cima dele, mais uma nova camada de biscoitos. Complete com o chantilly e finalize a decoração com um biscoito e um pouquinho de canela em pó. Deixe gelar por 30 minutos. Sirva a seguir.
(Receita adaptada da Danielle Noce disponível em: ICKFD)