• @vitorcorrea13

Arroz Chinês

Em época de crise e com a inflação nas alturas, torcer o bico para as sobras de comida não é uma opção. Até aí tudo bem... Mas quem foi que falou que a sobra precisa ser apenas reaquecida? Aqui, a gente AMA reaproveitar alimentos, porém com uma nova roupagem...

A apresentadora Rita Lobo, numa das temporadas do Cozinha Prática, criou uma série de receitas baseadas no reaproveitamento dos alimentos. É claro que eu já tomei nota de algumas. Esta aqui é a minha favorita, pois, além de rápida, é linda e deliciosa!


Fiz algumas mudanças na receita original porque aqui em casa sempre sobra pouco arroz. Somos "arrozeiros". Mas, quando sobra um pouco a mais, é arroz chinês nele!


Vocês não fazem ideia da deliciosidade que é a mistura que se forma com a caramelização da cebola, depois com o adocicado da cenoura e da cebolinha. É uma verdadeira poção mágica. E o melhor de tudo: Praticamente numa panela só!


Para dar um charme a mais na hora de servir, eu gosto de inovar... Aqui, como pode ser visto na imagem, eu dei uma nova utilidade para a xícara de chá. Não ficou lindo?


Agora você já tem uma ideia para dar uma nova cara à comida que já apareceu na mesa...

Ingredientes

1 xícaras (chá) de arroz cozido 1 cebola 1/2 cenoura ralada fininha 1/4 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas 2 colheres (sopa) de azeite 1 ovo

Modo de Preparo

1. Descasque, corte ao meio e fatie a cebola em meias-luas (não muito finas). 2. Leve ao fogo baixo uma panela wok (ou frigideira grande antiaderente), regue com 1 colher (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até a dourar. 3. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador; lave e seque a salsinha e a cebolinha. Pique fino a salsinha e corte a cebolinha em fatias médias. 4. Transfira as cebolas douradas para a tigela com o arroz já cozido (sobras). 5. Aumente o fogo para médio, regue com mais um fio de azeite e acrescente a cenoura. Refogue por 2 minutos e junte salsinha e a cebolinha. Desligue o fogo, junte ao arroz e misture bem. 6. Passe um papel-toalha para limpar a panela wok. Quebre o ovo numa tigelinha. 7. Leve a panela ao fogo baixo e regue com um fio de azeite. Junte o ovo e mexa rapidamente com uma colher. Quando começar a cozinhar, junte o arroz e misture vigorosamente. Aumente o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem por 1 minuto ou até aquecer bem o arroz. Sirva a seguir.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES