• @vitorcorrea13

Tirinhas de Lombo Suíno empanadas com Castanha de Caju


Quer inovar na hora de fazer os aperitivos do Happy Hour? Que tal preparar essas deliciosas tirinhas de lombo suíno com crosta crocante de castanha de caju? Ficam maravilhosamente saborosas!


Pra quem ainda não sabe, Concórdia, a cidade em que moro atualmente, é a capital Nacional da carne suína. Tanto que a maior empresa alimentícia do ramo tem a sua sede logo aqui atrás de casa... É por este motivo que eu vou começar a preparar mais receitas utilizando este produto tão abundante pelas bandas de cá.


Esta receita é uma releitura de um prato premiado de um chef da cidade. Ficou um pouco diferente, porém à altura. Como acompanhamento, sugiro a famosa Geleia de Tomates com Pimenta ou a Geleia Caseira de Damasco. Ambos os sabores super combinam com a receita! Mas nada impede de você servir com um molho pesto também. Fica igualmente delicioso.


De maneira geral, o preparo é super rápido. Porém, saliento a importância de estar atento à temperatura do óleo para não queimar as castanhas...


Esse prato é ideal para servir no final de tarde acompanhado de uma boa e gelada caipirinha.


Ingredientes

3 filés de suíno em tirinhas

1 laranja Bahia

1 colher de sopa de mel

1 colher de café de canela em pó

1 colher de café de cominho em pó

5 colheres de sopa de farinha de trigo

1 ovo

1 xícara de chá de castanha do Brasil (caju) triturada

Sal e Pimenta do reino a gosto

Óleo para fritar em imersão

Modo de Preparo

1 - Corte os filés em tiras de 2 x 8 cm e transfira para um recipiente. Tempere com a mistura do caldo de laranja, mel, canela e cominho.


2 - Em seguida, quebre o ovo numa tigela, tempere com uma pitada de sal e misture bem com um garfo. Reserve


3 - Num prato, coloque a farinha de trigo e a tempere com uma quantidade generosa de sal e de pimenta do reino moída. Em outro prato, coloque a castanha de caju triturada. Reserve.


4 - Para empanar, passe a tirinha na farinha de trigo de trigo temperada e, certifique-se, de todos os lados estão cobertos. Feito isso, mergulhe nos ovos e, por último, pressione na farinha de castanha de caju. Transfira para um refratário e repita o processo com todas as iscas.


5 - Leve uma panela de tamanho médio com óleo vegetal de sua preferência a aquecer em fogo médio. Assim que estiver quente, com uma escumadeira, mergulhe de 7 a 8 tirinhas até ficarem douradas. O processo é rápido, por isso tome cuidado para não queimar. Retire as tiras do óleo e as deposite num prato coberto por papel toalha. Repita o procedimento com as outras tiras. Sirva a seguir acompanhado de molhos ou geleias caseiras.



POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.