top of page
  • @vitorcorrea13

Nhoque de Ricota


O quê? Quem foi que disse que nhoque tem que ser apenas de batata? Nananinanão! Aqui neste post, eu te conto o quão delicioso ele fica quando preparado com ricota... Isso mesmo, com RICOTA!


Nhoque pode ser preparado com batata inglesa, com batata salsa, com banana e até com ricota! E esta receita da Rita Lobo, além de prática, fica deliciosa!


A Rita sugere manteiga para o molho. Eu costumo servir esta receita acompanhada da Geleia de Tomate com Pimenta, pois super combina! Ao invés de apresentar em pratos individuais, eu gosto de colocar todos os nhoques num único prato e servir acompanhado de molhinhos. Assim, todo mundo come como aperitivo! Fica sensacional!


Se você quiser dar uma camada extra de sabor, acrescente uma colher de chá de orégano na massa, fica incrível! Sem contar que esta receita é super leve e ideal para quem procura se alimentar com pratos saudáveis.



Ingredientes

1 ricota (cerca de 450 g) 2 ovos 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 50g) 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de sal 4 colheres (sopa) de manteiga queijo parmesão ralado e folhas de manjericão a gosto para servir

Modo de Preparo

1. Coloque a ricota numa tigela grande e, com as mãos, quebre e esfarele em pequenos pedaços. 2. Numa tigelinha separada, quebre os ovos, um de cada vez, e junte à ricota - se um estiver estragado você não perde toda a receita. Adicione o queijo ralado e amasse bem com as mãos para misturar. Junte a farinha e o sal e amasse novamente, até formar uma massa lisa. Cubra com filme e deixe na geladeira por 15 minutos para firmar. 3. Para modelar os nhoques: com as mãos, separe uma porção da massa, enrole do tamanho de uma bola de gude e achate levemente. Transfira para uma assadeira e repita o mesmo processo com o restante da massa. Se preferir, faça rolinhos e, com uma faca, corte a cada 2 cm para formar os nhoques. 4. Leve ao fogo alto uma caçarola média com água. Assim que ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez. Deixe cozinhar por mais 2 minutos depois que subirem à superfície. Pesque os nhoques cozidos com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para uma travessa. Cozinhe o restante e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento - ela será utilizada para fazer o molho. 5. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione 2 colheres (sopa) de manteiga e disponha metade dos nhoques na frigideira. Deixe por cerca de 2 minutos. Vire com uma espátula e deixe por mais 1 minuto para dourar por igual. Transfira para um prato e repita com a outra metade, sem adicionar mais manteiga. 6. Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o restante da manteiga. Assim que derreter, regue com ½ xícara (chá) da água do cozimento. Desligue o fogo e mexa a frigideira, delicadamente, fazendo movimentos circulares até formar um molho liso - ao misturar com a espátula a gordura pode se separar do molho. Se desejar um molho mais ralo, adicione, aos poucos, o restante da água do cozimento. 7. Volte os nhoques para a frigideira e misture ao molho. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado e folhas de manjericão frescas a gosto.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page