top of page
  • @vitorcorrea13

Risoto de Alho Poró com Linguicinha Calabresa


Atenção, atenção! Alerta de comida deliciosa na área! Sim, muito, muito deliciosa! E além de deliciosa, super fácil! Tem como ser melhor???


Esta receita de risoto de alho poró com linguicinha calabresa também esteve presente no cardápio de uma das etapas do desafio Panelinha de 2015 e, é claro, que eu a reproduzi inúmeras vezes para o maior número de pessoas possível!!! hahahahaha




PARA O RISOTO

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz para risoto 2 alhos-porós (reserve a folha de 1) 1 cebola 1 cenoura 1 talo de salsão com as folhas 2 colheres (sopa) de azeite 1/2 xícara (chá) de vinho branco 2 folhas de louro 1 pitada de cravo-da-índia em pó sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 6 xícaras (chá) de água raspas de 2 limões-taiti caldo de 1 limão-taiti 2 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

1. Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola; descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador; lave, seque, reserve as folhas e fatie fino os talos de salsão e alho-poró. 2. Leve uma chaleira com a água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha a água quente durante o preparo do risoto. 3. Leve uma caçarola média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, coloque a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente. Adicione a cenoura ralada e as fatias de salsão e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando. Junte as fatias de alho-poró e as folhas de louro, tempere com o cravo-da-índia em pó e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e refogue por mais 1 minuto. 4. Adicione o arroz, tempere com sal novamente e misture bem por 1 minuto - para envolver os grãos no azeite. Regue com o vinho e mexa até secar. 5. Junte as folhas do salsão e do alho-poró e regue com 2 xícaras (chá) da água fervente. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até secar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. 6. Quando o líquido secar, regue com mais 2 xícaras (chá) de água fervente. Misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, até secar novamente. 7. Retire as folhas de alho-poró, de salsão e de louro. Prove e ajuste o sal - não salgue demais, pois o risoto será finalizado com queijo parmesão. Junte a água restante, mexendo vigorosamente. Não deixe secar: o risoto deve ficar bem úmido, pois ele continua cozinhando no calor residual da panela. 8. Desligue o fogo. Misture o queijo ralado, as raspas e o caldo de limão. Junte a manteiga, sem misturar e tampe a panela por alguns minutos - só abra a panela e misture novamente na hora de servir. Enquanto isso, prepare o acompanhamento.

PARA AS LINGUICINHAS

Ingredientes

6 unidades de linguiça calabresa aperitivo (cerca de 150 g) azeite para regar

Modo de Preparo

Leve ao fogo alto uma frigideira, de preferência antiaderente. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, distribua as linguiças e deixe cozinhar, virando com uma pinça para que todos os lados dourem por igual. Fatie cada uma em três pedaços e sirva como acompanhamento do risoto.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page