top of page
  • @vitorcorrea13

Almôndegas assadas ao Molho de Tomate Caseiro


E você aí, só com água na boca! Sempre que eu vejo esta imagem, não me vem outra frase à cabeça a não ser essa...


Depois que eu aprendi a preparar massa caseira, meu gosto ficou um pouco mais exigente. Inclusive para os acompanhamentos da massa. Sempre tive desejo de fazer almôndegas em casa e foi lá no Panelinha que eu encontrei esta receita aqui. Essa não é uma receita comum, pois a almôndega, ao invés de frita, é assada. Ela leva um toque de carne de porco e fica bem úmida por dentro.


Eu já preparei a almôndega em tamanho maior, mas preferi quando a fiz no tamanho de uma bolinha de pingue-pongue. Pode ser impressão minha, mas achei mais saborosa.


A receita de molho de tomate já virou hit aqui em casa. Sempre faço a mais e congelo para ter em casa. O molho fica aveludado e pode ser usado em outras preparações. O majericão garante a refrescância e leveza da receita. Fica fenomenal.


A massa caseira dispensa comentários. Eu já falei sobre ela neste post aqui e garanto que você não irá se arrepender se fizer em casa! Na foto acima, eu utilizei o talharim para acompanhar as almôndegas e o molho, mas você pode utilizar a massa que preferir.


E então, tá esperando o que para preparar essas delícias?



Ingredientes

400 g de patinho moído 100 g de pernil suíno moído 2 pães franceses 1/4 de xícara (chá) de leite 2 dentes de alho 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 40 g) 1 ovo salsinha fresca picada a gosto sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira grande com azeite. Retire as carnes da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes. 2. Retire o miolo dos pães e misture com o leite numa tigela grande - essa misturinha, chamada panade, ajuda a estruturar a massa da almôndega. 3. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha. 4. Quebre o ovo numa tigelinha e junte ao miolo de pão umedecido. Acrescente as carnes, o alho e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem com as mãos, até formar uma massa homogênea. 5. Forme uma bolota de carne e arremesse contra a tigela algumas vezes - esse choque ativa o colágeno da carne e evita que as almôndegas desmanchem na hora de fritar ou assar. 6. Por último, misture o queijo ralado e a salsinha. 7. Para modelar as almôndegas, unte as mãos com azeite e faça bolinhas do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Distribua as almôndegas na assadeira, deixando um espaço de cerca de 1 cm entre cada uma. 8. Leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos ou até as almôndegas começarem a dourar - não deixe muito tempo no forno, elas podem ressecar. Reserve.


Para o Molho de Tomate

Ingredientes

4 tomates italianos maduros 1 lata (400 g) de tomate pelado em cubos (com o líquido) 10 folhas de manjericão 3 colheres (sopa) de azeite 2 colheres (sopa) de manteiga (ou azeite) 1/2 cebola 1 pitada generosa de açúcar 1 colher (chá) de sal 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Lave e retire a pele dos tomates: leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, corte um x na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates; quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo - o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em x puxe e descarte a pele. 2. Numa tábua, corte os tomates em pedaços e transfira para o copo do liquidificador (se quiser, retire e descarte as sementes). Junte o tomate pelado (com o líquido) e bata até ficar liso. 3. Corte ao meio e descasque uma metade da cebola. Reserve a outra para outra preparação. Lave e seque as folhas de manjericão. 4. Coloque 3 colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e leve para aquecer em fogo médio. Junte metade do manjericão e deixe fritar por apenas 2 minutos. 5. Acrescente o tomate batido, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Misture, junte a cebola (sem picar) e deixe cozinhar em fogo médio. 6. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos. Desligue o fogo, acrescente o restante do manjericão e a manteiga - ela deixa o molho ainda mais aveludado - e misture até derreter.


7. Coloque o molho numa travessa e distribua as almôndegas sobre ele. Sirva acompanhado de massa da sua preferência.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page