• @vitorcorrea13

Purê de Mandioquinha com Tirinhas de Filé grelhadas


Tem carne e batata salsa sobrando na geladeira? Então prepara esta receita aqui! Você não sabe o que está perdendo...


Esta receita é mega básica e ganha muitos pontos por conta da intensificação dos sabores da batata e do filé por conta do uso de algumas especiarias. O capricho especial na apresentação do prato também eleva a receita a um outro patamar.


As tirinhas de filé ficam extremamente macias e a combinação das especiarias agregam mais que sabor, elas também ajudam a compor a coloração dourada que tanto aguça o meu paladar. Sim, como já falei outras vezes, eu como com os olhos, primeiramente. Inclusive, escolho a louça de acordo com o prato que estou preparando. Pra mim funciona quase como uma obra de arte: o prato em si é a obra prima; as louças, a moldura. Você não precisa ter uma infinidade de louças em casa, basta modificar a forma de apresentar a comida, coloque uma flor sobre a mesa, uma vela, o que você tiver em casa que torne o clima mais aconchegante. Vá por mim, isso funciona!


O passo a passo da receita é bem tranquilo e está bem detalhado. Espero que vocês gostem!




Para o Purê

Ingredientes

300g de batata salsa

1/4 de xícara de leite

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de café de curry

1 pitada de noz moscada

1 pitada de sal


Modo de Preparo

1 - Lave, descasque e corte cada mandioquinha em 3 pedaços. Transfira para uma panela média e cubra com água. Leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por mais 15 minutos, até ficarem macias (utilize um garfo para verificar o ponto). 2 - Transfira as mandioquinhas para uma peneira e deixe escorrer toda a água. Sobre uma tigela, passe as mandioquinhas, ainda quentes, por um espremedor de batatas. A seguir, devolva as batatas à panela.


3 - Leve o leite ao micro ondas por 15 segundos para amornar. Feito isso, retorne a panela com as batatas ao fogo médio e, com um batedor de arame, acrescente o leite e siga misturando. Junte a manteiga, o curry, a noz moscada e tempere com sal. Cozinhe por mais três minutos e reserve.


Para o Filé

Ingredientes

2 Filés de gado

1 colher de sopa de azeite

2 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de molho inglês

1 colher de café de cominho em pó

1 colher de café de páprica defumada

1 folha de louro

Sal e pimenta do reino moída na hora


Modo de Preparo

1 - Fatie os filés em tiras de tamanho médio (3cm de largura X 6 cm de comprimento) e reserve.


2 - Leve uma frigideira de fundo triplo ao fogo alto e, quando estiver aquecida, acrescente o óleo, distribua as tiras de filé, aos poucos para que não esfriem a panela, e deixe grelhar por 2 minutos de um lado ou até que fiquem douradas e, então, vire os pedaços, com auxílio de uma pinça, e deixe o outro lado grelhar por 2 minutos. Remova os filés grelhados e repita o procedimento com o restante das carnes.


3 - Feito isso, baixe o fogo para baixo, retorne as carnes à panela, acrescente a páprica, o cominho, a folha de louro, o molho inglês, a água e misture. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por três minutos. Apague o fogo e reserve.


Para a montagem

1 - Num prato fundo, faça uma cama com o purê. Em seguida, distribua algumas fatias de filé no centro.


*Sugestão de acompanhamento: Cebolas Caramelizadas.

POSTS RECENTES