• @vitorcorrea13

Lasanha à Bolonhesa


Final de semana pede comida clássica e reconfortante! E, pra mim, nada mais reconfortante que a velha e boa lasanha à bolonhesa.


Depois que eu aprendi a preparar o molho à bolonhesa da apresentadora Rita Lobo, minha vida mudou. É verdade! Esse molho é a verdadeira definição da palavra ESPETÁCULO. Ele é um molho que tem o preparo um pouco demorado, mas, meu amigo, você não sabe o que lhe aguarda! O molho fica bem encorpado, levemente adocicado e com muito, mas muito gosto de comida italiana de verdade.


Tanto o molho quanto à lasanha podem ser preparados com antecedência e, inclusive, você pode fazer molho a mais para congelar. O molho fica delicioso para acompanhar massas em geral.


Foi com esta receita que eu utilizei pela primeira vez os tomates pelados em lata. Eles imprimem ao molho muita personalidade. Outro ingrediente que também faz a total diferença nesta receita é o salsão. Ele garante um sabor especial sem roubar a cena. Quanto ao tamanho das cenouras, eu prefiro que elas sejam cortadas em cubinhos bem pequenos, pois acho mais estético.


Já que estou confessando, não posso deixar de comentar sobre a utilização do leite no preparo da carne. Quando eu li a receita pela primeira vez, juro, fiquei muito em dúvida se o modo de preparo realmente estava correto. Mas, durante o preparo da receita, eu percebi que a carne ficou extremamente macia e suculenta.


Como uma receita Panelinha, o passo a passo é bem explicadinho e pode confiar, pois é RECEITA QUE FUNCIONA!


Eu tenho certeza que, quando você fizer, você também vai mudar a sua concepção sobre molho caseiro.



PARA O MOLHO À BOLONHESA

Ingredientes

500 g de carne moída 1 colher (sopa) de óleo de canola 3 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xícara (chá) de cebola picada 2/3 de xícara (chá) de cenoura picada 2/3 de xícara (chá) de salsão picado 1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de vinho branco seco 1 e 1/2 xícara (chá) de tomates pelados (conserve o líquido da lata) noz-moscada ralada na hora sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panela média, junte o óleo, a manteiga e a cebola. Leve ao fogo médio e refogue a cebola, mexendo sempre, até ficar transparente. Adicione a cenoura e o salsão picados, e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar. 2. Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada. 3. Junte o leite e mexa até que evapore completamente. Tempere com noz-moscada ralada na hora. 4. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar. 5. Baixe o fogo, junte os tomates sem pele(com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo, caso contrário, o molho irá grudar no fundo da panela. A medida que for secando, adicione um pouquinho de água.

PARA O MOLHO BRANCO

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 l de leite 1 pitada de noz-moscada sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por 2 minutos com uma colher de bambu ou espátula de silicone. 2. Retire a panela do fogo e, sem parar de mexer, acrescente metade do leite . Mexa vigorosamente e, de preferência, com um batedor de arame . Aumente o fogo, volte a panela, junte o restante do leite e continue mexendo sem parar. 3. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar um pouquinho(ele deve ficar ainda líquido pois irá hidratar a massa e engrossar durante o cozimento no forno).

PARA A MONTAGEM

Ingredientes

500 g de massa para lasanha pré-cozida 3/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). 2. Quebre as folhas de massa uma a uma, ao meio, formando 2 quadrados (dessa forma fica mais fácil cortar e servir a lasanha sem que ela despedace). 3. Numa travessa refratária de cerca de 32 cm x 24 cm, coloque um pouco de molho branco no fundo e, em seguida, uma camada de molho à bolonhesa. Sobre os molhos, coloque uma camada de massa cobrindo todo o fundo da travessa. 4. Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco do molho à bolonhesa. Por cima do molho à bolonhesa, regue com um pouco do molho branco. Cubra com mais uma camada de massa e repita o processo, até finalizar com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco. 5. Polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos ou até que o queijo fique gratinado. Sirva a seguir. Se estiver congelada, leve ao forno pré aquecido a 200ºC por 40 minutos.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.