• @vitorcorrea13

Bolo de Fubá


Este bolo aqui já entrou no top 10 na lista dos mais gostosos. Ele é aquele tipo de bolo que remete ao passado, pois, pra mim, tem cheirinho de casa de mãe, casa de vó. Quando quentinho, acompanhado de um pouco de manteiga e com um copinho de café.... Minha nossa, quanta tentação!


É muita tortura, minha gente... Ele fica doce na medida certa e você pode servir acompanhado de nata, doce de leite, doce de goiaba. Aliás, você pode picar três fatias de goiabada em cubinhos de 1cm e misturar na massa antes de levar ao forno. Após assado, os cubinhos de goiabada derretem e ficam ESPETACULARES! É sério, vale muito a pena testar...


Se quiser dar um toque todo especial, basta acrescentar semestes de erva doce. Fica um perfume delicioso tanto no bolo como na casa!


Essa receita, apesar de simples, é toda trabalhada no amor. Como eu gosto de comer, primeiramente, com os olhos, procuro utilizar formas em formato diferentes para que os bolos não fiquem sempre com a mesma carinha.


E aí, quando você vai preparar essa delícia?


Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de fubá mimoso 1 xícara (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de açúcar 4 ovos 1 xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 pitada de sal manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). 2. Com um pedaço de papel toalha (ou pincel), unte com manteiga uma fôrma de bolo, com furo no meio, de 25 cm de diâmetro - tente fazer uma camada bem fina. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso. 3. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez e transfira para o copo do liquidificador - se um estiver estragado você não perde toda a receita. Junte o óleo, o açúcar e o leite. Bata até ficar liso, por cerca de 5 minutos. 4. Transfira a mistura para uma tigela grande. Junte o fubá e a farinha, passando pela peneira. Com um batedor de arame, mexa delicadamente até a massa ficar lisa. Por último misture o fermento e o sal. 5. Despeje a massa do bolo na fôrma untada e nivele com uma espátula. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos. Para saber se o bolo está assado: espete um palito na massa, se sair limpo é sinal que o bolo está pronto; caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. 6. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar. Sirva em temperatura ambiente.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.