• @vitorcorrea13

Bolo de Limão


O que falar desse bolo delícia de limão? Bem, são tantos sentimentos que me vem à cabeça... Que eu não poderia enumerá-los. Contudo, o próprio nome da receita já diz tudo: bolo DELÍCIA de limão. Sim, poderia ser delicioso, deliciosidade, enfim, todos os adjetivos juntos. E ainda assim teria dúvidas se alguma palavra conseguiria definir o dito cujo. Você deve estar se perguntando: que exagero, nem deve ser tudo isso! Mas não, te garanto que esse bolo consegue converter até o mais incrédulo dos fieis.


A forma como o bolo é preparado é o que garante a ele toda essa textura. O método cremoso consiste em bater a manteiga até que ela fique bem clarinha para depois acrescentar os demais ingredientes, ainda irei entrar em detalhes sobre as técnicas de bolo num outro post.


O charme maior desta receita é escolher a forma certa! Eu sempre quis ter essas formas contorcidas que causam um efeito visual maravilhoso depois que o bolo é desenformado, mas, minha gente, eu acho tão trabalhoso limpar as formas depois que o bolo assa... Isso me faz pensar algumas vezes antes de utilizá-las.


A forma que eu utilizei para fazer o bolo da foto acima era de silicone. Digo "era" porque ela já se foi. Não tive uma boa experiência com a dita cuja. Além de ser super difícil de limpar, sempre precisava colocar uma outra forma em baixo para ela ficar firme, sem contar o medo de derreter que eu sempre ficava toda vez que levava a bichinha pro forno. Ah, e ela acabava por queimar um pouquinho o bolo, não sei por qual motivo. Por isso, sugiro que vocês utilizem formas antiaderentes. Muito mais práticas.


Esta receita leva raspas de limão, porém você pode susbstituir por raspas de laranja, por exemplo. O sabor ficará igualmente delicioso.


E aí, já decidiu quando irá testar essa receita?


PARA A MASSA

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 colheres (chá) de fermento em pó 1/2 colher (chá) de sal 200 g de manteiga em temperatura ambiente 2 xícaras (chá) de açúcar 4 ovos 1 xícara (chá) de leite raspas de 2 limões manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. 2. Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve. 3. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. 4. Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa. 5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos. 6. Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir.

PARA O GLACÊ

Ingredientes

1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado 2/3 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.