• @vitorcorrea13

Macarrão Caseiro


Quem aqui já preparou massa caseira em casa? O quê? Ainda não? Meu amigo, você não sabe o que está perdendo!!! Falo com toda a propriedade que, quando eu vi todas as tirinhas estendidas no varalzinho, foi a melhor sensação da vida!



Como diria a minha diva Master Rita Lobo, cozinhar é libertador. Pra mim, cozinhar é terapêutico e representa uma forma de amar os outros. E nada mais amável que preparar massa caseira para aqueles que a gente tanto ama.


Quando eu era pequeno, sempre pedia para a minha mãe fazer macarrão caseiro em casa, mas ela nunca preparou. Pensava eu que era algo super difícil e impossível de realizar. Como eu estava enganado!!! Esta receita aqui é pra lá de prática e você não precisa de equipamentos ultramodernos para fazer. Você vai precisar, apenas, de um rolo de macarrão. E um pouquinho de paciência, é claro. Por isso o legal é preparar essa receita num final de semana.


Com a receita base você pode preparar talharim, lasanha, ravioli, tortelle, dentre outras massas. Uma dica que eu acho super importante está relacionada com a espessura da massa. Tente deixar a massa o mais fina possível, pois, após cozida, ela incha. E quando ela está fininha, intensifica o sabor da massa. Vá por mim, isso faz toda a diferença. Na foto acima, eu ainda não havia terminado de abrir na espessura correta, mas já dá pra ter uma ideia de como ela fica linda!


Outra dica bem bacana, se você não for preparar a massa logo em seguida, é polvilhar bastante farinha entre as tiras de massa para que elas não fiquem grudadas. Ah, e deixe elas secarem bem para não mofar. A forma de armazenamento também é super importante para manter a qualidade do alimento.


Basicamente, o preparo da massa não possui muitos segredos e ela está bem descrito no passo a passo da receita. Espero, realmente, que você tenha oportunidade de demonstrar para alguém o quanto você a ama ao reproduzir essa receita aqui...

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g) 4 ovos 3 colheres (chá) de sal farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro. 2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o centro da tigela com farinha - se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário. 3. Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia - isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. 4. Prepare uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5 L de água para ferver. 5. Polvilhe a bancada de trabalho com um pouco de farinha. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes - assim fica mais fácil para abrir. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm - a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura. 6. Para fazer o talharim: polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes - é importante dobrar a partir de um dos lados menores do retângulo, assim os fios de macarrão ficam mais longos; corte a massa em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa. 7. Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente o talharim. Misture com um garfo apenas para soltar os fios e deixe cozinhar por cerca de 7 min até ficar al dente. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor e deixe escorrer bem a água. Transfira o macarrão para uma travessa e sirva a seguir com o molho de sua preferência. OBS.: Com essa receita você pode preparar outros tipos de macarrão. Abra a massa seguindo as instruções do passo 5 e corte no formato que desejar: lasanha, fettuccine, pappardelle ou até recheado.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.