• @vitorcorrea13

Patê de Beterraba com Atum


Esse patê fez parte de uma das etapas do desafio panelinha do ano de 2015. Então já sabem, ele foi figura constante aqui em casa por um bom tempo!!! Ainda não me conformo por não ter ganhado uma etapa do desafio, mas tudo bem, 2016 está aí e eu vou participar com muito mais vontade de ter o meu nome lá no hall dos ganhadores no final do ano...


Então, quando eu fiquei sabendo que esse prato levava sardinha fiquei bem apreensivo, pois, confesso, não ser muito fã da mesma. Testei a receita original uma vez e minha teoria não estava errada: eu realmente não gosto de sardinha. Foi então que eu encontrei uma solução: utilizar o atum no lugar da sardinha! A mudança ficou sensacional e, pois o atum super combina com o adocicado da beterraba.


Esse patê fica um verdadeiro charme e serve como acompanhamentos para torradinhas, como recheio de sanduichinhos e, até mesmo, puro. Essa mistura de sabores é muito rica. Se quiser intensificar os sabores, acrescente três alcaparras. Fica sensacional! Se preferir, use azeitonas. Outra sugestão é substituir a beterraba por cenouras. A mudança também fica divina.


Então me diz: Vai rolar um jantarzinho? Experimente fazer essa receita em casa! Você vai se surpreender com a quantidade de elogios que irá ganhar... Tá esperando o quê? E não esqueça, se preparar alguma receita que eu ja tenha testado aqui no site, marque a hashtag #MeuMenuDoChef para eu dar uma conferida!

Ingredientes

1 beterraba média 1 lata de atum em água (125g) 1 colher (sopa) de maionese 1 colher (sopa) de azeite caldo de 1/2 limão 1 ramo de endro sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Lave e descasque as beterrabas. Numa tábua, corte em 4 pedaços. 2. Numa panela, cubra os pedaços de beterraba com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, tampe, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos. 3. Enquanto a beterraba cozinha, retire o atum da lata e despreze a água.

4. Escorra a água passando a beterraba pela peneira e transfira para um processador. Junte o atum, a maionese, o caldo de limão e processe por 2 minutos, até que a mistura esteja lisa. Verifique o sabor e tempere com sal e pimenta-do-reino. 5. Transfira o patê para uma tigela, salpique com folhas de endro e sirva com torradinhas de pão preto.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.