top of page
  • @vitorcorrea13

Cebolas Caramelizadas


Simples e sofisticadas. Assim eu definiria este acompanhamento. Eu fico embasbacado como um simples alimento pode conferir a outros uma camada extra de sabor, quando preparado de uma maneira diferente.


São apenas três ingredientes e alguns minutos no fogo para transformar aquele alimento que te fez chorar enquanto você o fatiava, naquele que te fará sorrir tamanho o prazer ao se deliciar com a riqueza de seus sabores.


O mais importante no preparo desse prato é ter paciência e não querer apressar o passo. A primeira dica que eu dou é referente ao fogão. Se você possuir aquele modelo que apresenta bocas de diferentes tamanhos, sugiro que você escolha a maior. Ela vai diminuir o tempo de preparo. No entanto, não aumente o fogo, utilize o mais baixo possível para que a cebola libere os líquidos e inicie o processo de caramelização.


Não é necessário, mas, se você quiser, pode acrescentar uma colher de molho shoyo no final do preparo. Além de garantir um sabor a mais, ele ainda colabora para a cor mais dourada das lâminas de cebola. Só tome cuidado com a quantidade devido ao sódio presente no molho!


No mais, esses são os meus toques para o preparo deste acompanhamento. O que você pode fazer com ele fica por conta da sua criatividade! se quiser servir com pãozinho, com queijos, com uma pastinha de ricota, ou no Cheeseburguer Caseiro. Fique à vontade para se deliciar com essa iguaria. E já sabe, se postar fotinho de alguma receita que esteja presente aqui no site, coloca a hashtag #MeuMenuDoChef para eu ir lá dar uma conferida!



Ingredientes

2 cebolas médias

1 colher de sopa de azeite

1 colher de chá de açúcar

1 pitada de sal

Modo de Preparo

1. Descasque e corte as cebolas em rodelas finas, usando um mandolim ou uma faca afiada. 2. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo, preferencialmente na maior boca do fogão. Quando esquentar, regue com óleo e junte as rodelas de cebola. Tempere com uma pitada de sal, com o açúcar, misture bem e deixe a cebola ir caramelizando, mexendo de vez em quando, até ficar bem dourada. Isso leva cerca de 20 minutos (e não adianta aumentar o fogo, a cebola vai queimar em vez de caramelizar).



POSTS RECENTES
bottom of page