top of page
  • @vitorcorrea13

Batata Rústica assada com ervas


Batata é aquele tipo de acompanhamento que, de tão gostoso, às vezes, dispensa o prato principal, rouba a cena e se torna a estrela da ocasião. Aqui nesta versão, as batatas assadas mergulham num magnífico mar de perfumes por conta do alecrim, do tomilho e do alho. Gente, é serio! Você só vai entender o que eu estou falando quando fizer aí na sua casa!


A dona Rita Lobo, autora da receita, ama utilizar a palavra "rústica". E é assim que ela as chama: batatas rústicas. Pra mim pode ser rústica, dourada ou, até mesmo como a modinha da internet, "diferentona", o que importa é que é batata! E batata, meu amor, é vida!


Na vibe fitness da galera que só come batata doce, a batata inglesa perdeu um pouco o espaço por conta do seu índice glicêmico. Mas gente, tadinha! Ela é tão deliciosa! E comer esporadicamente não vai fazer mal. Principalmente se for nessa versão aqui.


Como sempre, receita panelinha não tem erro! Basta ler o passo a passo que é gol na certa. Então só me resta sugerir algumas coisinhas... Esse prato é ideal para você servir como aperitivo num happy hour. É só caprichar nos molhinhos e servir uma bebida bem gelada que a festa está garantida! Se você quiser fazer uma noite de Cheeseburguer Caseiro, essa é uma excelente forma de complementar o seu lanche.


Uma dica bem bacana para deixar as batatas ainda mais crocantes é deixar espaço entre os pedaços, pois assim o ar circula e consegue assar perfeitamente contribuindo para aquela cor dourada maravilhosa.


Se você não tiver todas essas ervas em casa não tem problema! Utilize as que você tiver em casa, mas não se esqueça: algumas ervas não gostam de calor, então... Bom, outro dia a gente conversa melhor sobre isso. Mas, se você ficou curioso, o Livro Cozinha Prática da Rita tem um capítulo inteiro que explica sobre o assunto. Eu super recomendo, é claro!


Ingredientes

3 batatas 3 ramos de alecrim 4 ramos de tomilho 10 folhas de sálvia 3 colheres (sopa) de azeite 5 dentes de alho com casca sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Lave e seque bem as batatas e as ervas. 2. Numa tábua, corte as batatas em gomos: sempre no sentido do comprimento, vá cortando em metades até formar gomos na espessura que desejar. No Panelinha, gostamos deles mais gordinhos. 3. Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com uma colher (chá) de sal (comum ou grosso). Leve ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos. 4. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água - esse é um dos segredos para deixar crocante os legumes assados. 5. Transfira para uma assadeira (de preferência antiaderente), junte as ervas, os dentes de alho com casca e regue com o azeite. Misture bem para envolver as batatas e ervas com o azeite. Espalhe os gomos por toda a assadeira, sem encostar ou sobrepor um no outro - quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. 6. Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços com uma pinça. 7. Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, solte as batatas da assadeira. Sirva imediatamente.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page