• @vitorcorrea13

Torta Rústica de Ratatouille


Torta é bom em qualquer situação: em festa, no café da tarde, seja ela doce ou salgada. Eu sou apaixonado! Mas nem sempre fui assim... Nunca fui do tradicional tanto que os meus aniversários eram comemorados com bolos salgados, as famosas tortas frias... Bom, mas isto é assunto para um post futuro... Vamos nos ater, por hora, nesta verdadeira obra prima...


Então, o que dizer desta versão de torta que leva em seu recheio deliciosos legumes assados? O famoso Ratatouille o qual só fui entender do que se tratava após assistir ao filme de animação que carrega esse nome como título. PS1.: Sim, eu assisto a filmes que abordem a culinária como tema. PS2.: Sim, mesmo que sejam animação.



Lembro-me muito bem da primeira vez que eu vi a apresentadora Rita Lobo (<3 <3 <3) fazendo esta receita e, de imediato, quis tentar. Porém, confesso que a minha primeira tentativa não ficou lá essas coisas... Tá bom, eu admito: ficou uma calamidade! A massa estava muito grossa, os legumes soltaram muito líquido e, no final, mais ficou parecendo uma papa de criança. Horrível, mas nem por isso eu desisti. Repeti, então, a receita, algum tempo depois, porém prestando atenção nos detalhes que outrora me passaram despercebidos... É claro que, com o tempo a prática se torna inevitável, mas, nem por isso, deixo de seguir a risca o passo a passo de cada receita. Esse é um dos segredos!


Aqui nesta foto, eu fiz mini tortinhas para servir individualmente. Particularmente, fica um charme e serve tanto para um café da tarde como para uma entradinha num jantar. Se quiser torná-la o prato principal, basta preparar uma salada de verdes e pá-pum, o jantar está pronto!


Você pode utilizar a mesma massa para o preparo de outros recheios. Você pode substituir algum legume que você não goste por outros. Eu já fiz uma vez com brócolis e ricota. Ficou espetacular! Se você substituir o sal por açúcar, rende uma massa deliciosa para rechear com maçãs ou peras, por exemplo, acompanhada de sorvete de creme.


O mais legal é poder usar a imaginação. Liberte-se, tente e se algo não der certo, NÃO DESISTA! Nós aprendemos com os erros... E foi assim que eu me apaixonei pela culinária!

PARA A MASSA

Ingredientes

100 g de manteiga gelada 1 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo 1 ovo 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo

1. Numa tigela grande junte a farinha com o sal e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Com a ponta dos dedos, misture até formar uma farofa, sem dissolver completamente a manteiga - isso vai garantir uma massa mais crocante. 2. Junte o ovo e trabalhe a massa apenas até formar uma bola. Envolva com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora (se preferir, faça a massa no dia anterior).


PARA O RECHEIO

Ingredientes

1 berinjela pequena 1 abobrinha média 3/4 de xícara (chá) de tomate-cereja ou sweet grape 1 talo de alho-poró sem as folhas verdes 1 pimentão amarelo 1 cebola média 4 dentes de alho sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 8 colheres (sopa) de azeite

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). 2. Numa tábua, corte a berinjela em rodelas de cerca de 1 cm e descarte as pontas. Se a berinjela for grande, corte as fatias em meias-luas. Transfira para uma tigela, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal. Reserve. 3. Prepare os outros legumes: fatie as abobrinhas em rodelas de 1 cm e descarte as pontas; corte os tomatinhos ao meio; fatie fino o alho-poró; corte o pimentão ao meio, descarte as semente e corte as metades em quadrados; descasque a cebola e corte em quartos; descasque os dentes de alho. 4. Retire a berinjela da água e disponha numa assadeira retangular grande. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite e leve ao forno preaquecido por 15 minutos. 5. Retire a assadeira do forno e junte os outros legumes. Tempere com sal e pimenta-do-reino, regue com o azeite restante e misture delicadamente. Volte a assadeira ao forno por 30 minutos. Retire a assadeira e baixe a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média).


PARA A MONTAGEM

Ingredientes

2 ramos de tomilho fresco 2 ramos de alecrim fresco 1 gema para para pincelar 1 colher (chá) de água

Modo de Preparo

1. Cerca de 15 minutos antes de terminar o tempo para pré-assar os legumes, retire a massa da geladeira (se você está fazendo a torta em etapas, cada passo num dia, preaqueça o forno a 180 ºC). Separe uma fôrma redonda, de fundo removível, com cerca de 24 cm de diâmetro. 2. Numa bancada, polvilhe um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa num formato arredondado até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. 3. Separe o fundo da fôrma. Para transferir a massa, enrole no rolo de macarrão e desenrole sobre o fundo, deixando as bordas para fora. 4. Retire a assadeira do forno. Debulhe os ramos de tomilho e alecrim e junte aos legumes, misturando delicadamente. 5. Coloque os legumes sobre a massa e dobre as bordas sobre os legumes. 6. Numa tigelinha, misture a gema com a água. Pincele a massa e leve a torta ao forno por 45 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES